Análises (2)
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#Áudio 7/10: O Jogo não possui Dublagem PT-BR, o que é - definitivamente - um ponto negativo, uma vez que a narrativa é o ponto principal à medida em que contém muitos diálogos. A Trilha Sonora é maravilhosa, mas não é marcante, por isso não creio que será imortalizada no tempo (espero que eu esteja errado). Às vezes a mesma trilha é repetidamente usada nas cenas com Eikons. Fora de cutscene, a dublagem original não é sincronizada com os lábios dos personagens, o que irrita bastante. A dublagem original é ótima e traz consigo bastante expressão e adequação contextual. #Visual 6/10: o Jogo é lindo, no entanto, seu destaque se encontra Dentro das cutscenes principais. Fora das referidas cutscenes, os personagens - infelizmente - parecem portados do game The Sims, tendo pouca textura e dimensão de detalhes. Além disso, Fora das cutscenes, possuem pouca expressão facial, movendo apenas os lábios e piscando os olhos, ou seja, os inúmeros músculos da face se tornam contáveis nos dedos. Nem preciso dizer que a expressão corporal também é escassa e sente-se uma artificialidade muito proeminente em todos os designs de modelos. A única característica bela que são os efeitos especiais, como fogo, gelo e trovão. #Jogabilidade 6/10: Durante a minha gameplay, não tive nenhum bug importante, apenas pequenos erros corrígiveis. O grande problema é que não possui uma boa escala entre História:Gameplay, o jogo é 80% História, 20% Gameplay. Tem momentos em que é melhor deixar o controle de lado, se agasalhar e assistir como uma série, o que me faz pensar que seria melhor ter vindo diretamente nesse formato. Além disso, veio muito mal otimizado, mesmo no modo Performance, é impossível manter 60 FPS constante, a taxa de frame oscila constantemente, o que é inaceitável para um jogo exclusivo do PS5. Outro aspecto inaceitável é a subutilização do DualSense. Por ser um jogo exclusivo, deve-se pensar que 100% dos jogadores estarão com um controle DualSense em mãos e, consequentemente, deveria ser obrigatório sensação de peso nos gatilhos, sensação de passos e vibração em cenas específicas. O estilo de Hack'N'Slash escolhido não me agrada e dá uma sensação de falta de desafio. #Campanha 8/10: A história do jogo é o ponto forte do título, sendo bastante interessante, entretanto, acredito que o pacing poderia ser melhor, pois frequentemente tem-se a sensação de que vários eventos poderiam simplesmente não existir na narrativa. O jogo é bastante convidativo a explicar e contextualizar o jogador sobre o mundo ali presente, os personagens e suas intenções, o que considero algo positivo. Os personagens principais são desenvolvidos adequadamente, nada expetacular. As missões secundárias, na maioria das vezes são inúteis e não agregam nada na narrativa. Os mapas são extremamente delimitados, tendo muitos limites inexplicados, por vezes dá vontade de simplesmente ir andando pela água rasa ou pelos arbustos e somos impedidos contra uma barreira invisível. #Diversão 6/10: Possui uma história linear, sem possibilidade muita exploração, os monstros disponíveis nos mapas semi-abertos são sem graça e dão pouca recompensa ao matá-los. A progressão do jogo é exclusivamente pelas missões principais, delimitando a diversão do jogo. Os métodos de criação de itens e equipamentos são delimitados, não havendo possibilidade de progredir somente via exploração. Há sensação de pouca liberdade e pouca recompensa.
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Jogo divertido com uma ótima jogabilidade hack 'n Slash, história cativante, porém senti falta de uma exploração mais elaborada que poderia ter sido melhor aproveitada mesmo sem ser mundo aberto, como em FFXII, mas muitas vezes não há uma recompensa real ao explorar, poucos baús e a maioria deles não dá itens de muita importância ou dá materiais de forja que se encontra aos montes, poucas side quests realmente legais. Apesar de ter uma boa história, assim como FFXV o jogo sofre do mesmo problema de muitos dos personagens não terem sua história explicada com mais minúcia, por vezes é até bem corrida, mas os pontos negativos não são suficientes para estragar a experiência no geral.
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Critérios de Avaliação
Notas por Critério
Ambientação | |
Campanha | |
Jogabilidade | |
Áudio | |
Diversão |
Notas por Plataforma
Plataforma | Nota | Distribuição | |
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PlayStation 5 |
11
1
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Sobre
O legado dos cristais moldou a nossa história por muito tempo.
Ficha Técnica
Nome | Final Fantasy XVI |
Lançamento | 22/06/2023 |
Plataforma | PlayStation 5 |
Gênero | RPG de Ação |
Modos de Jogo | Um Jogador |
Tema | Fantasia |
Desenvolvedora | Square Enix |
Publicadora | Square Enix |
Franquia | Final Fantasy |
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