Reviews by Amilcar
29 reviews
A obra prima dos jogos de vídeo game! O que a RockStar fez num intervalo de 8 anos é absurdo. Gráficos, som, ambientação, jogabilidade, enredo, som e trilha sonora, atuação, imersão, realismo, personagens, diversão...tudo simplesmente é perfeito. O jogo te traz para dentro da história e te faz viver o personagem Arthur Morgan. Jogo de mundo aberto, onde vc deve, com paciência, explora-lo para extrair 100% do que oferece. É isso que a RockStar deseja para q vc realmente sinta o jogo e o aproveite ao máximo. Cace, faça as missões secundárias, desbrave cada parte do mapa, preste atenção nos detalhes, nos NPCs, nos sons, procure os easter eggs, evolua seu personagem, escute as histórias, leia os jornais, preste atenção aos detalhes (é sobre isso q se trata RDR2, DETALHES) crie roupas novas...enfim, viva Arthur Morgan. Nunca foi criado um jogo com tantos detalhes e onde há tanta coisa para se fazer, com tanta qualidade técnica. Tudo está interligado. O mundo de RDR2 é absurdo e vivo. Destaque tb para os sons e para a trilha sonora, que é absolutamente sensacional! No entanto, um aviso: NÃO ESPERE TIRO, PORRADA E BOMBA para todos os lados. É um jogo maduro, cadenciado, com foco na lore, que precisa de tempo, paciência e dedicação. Alguns o acham monótono, mas por NÃO entenderem sua proposta ou não terem o tempo necessário para desbrava-lo como se deve. De fato, não é um jogo para qualquer um. Para mim, sem sombra de duvidas, é um dos melhores e mais incríveis jogos ja criados, senão o melhor. Nota 10 é pouco.
Dragons Dogma 2 pegou tudo q era bom no primeiro jogo, refinou e entregou aos fãs. Não ha nenhuma grande inovação. Como no primeiro game, a ambientação e a imersão são legais. Vagar pelo enorme mundo aberto (o mapa esta muito maior) na companhia de seus peões, de dia ou na mais perigosa noite, descobrindo tesouros, lugares, cavernas, enigmas e enfrentando diferentes inimigos é viciante. Como ha poucos fast travels, vc acaba sendo obrigado a andar, o q aumenta a imersão do game (mas as vezes cansa ficar indo de um lugar ao outro a pé 100x). Os gráficos estão lindos e os efeitos bem legais. O som tb é bom, não impressionante, mas muito bom. A trilha sonora é apenas ok. Nada de demais. Gameplay quase perfeita, sem bugs, fácil e intuitiva. O combate é único, gostoso, bem divertido, não havendo outro jogo com jogabilidade semelhante. As vezes a câmera atrapalha um pouco, mas nada demais. Vc pode escolher entre 8 classes de personagens bem diferentes e divertidas, trocando-as a qualquer momento do jogo, assim como a do seu peão. Falando em trocar, a caracterização do seu personagem e do seu peão tb é absurda, podendo criar figuras extremamente detalhadas e engraçadas. A historia é o ponto fraco: muito menos magica, interessante e cativante q a do primeiro jogo, pois agora tem uma pegada mais politica e não mais aquela caçada épica ao dragão. Dragons dogma 2 é um RPG medieval de ação, onde vcs viaja por um mundo aberto gigante, crafta milhares de itens, cria coisas, luta batalhas épicas com criaturas mitologicas incriveis, como em Monster Hunter, evolui seu personagem/peão, aprimora seus itens e se diverte. Enfim, o jogo não inovou muito, é muito semelhante ao primeiro, mas fez o grande feito de aprimorar a obra prima q é o seu antecessor. Por ter demorado tanto a ser lançado, acho q poderiam ter inovado mais, criado mais monstros, ambientes, mecânicas, feito uma historia melhor… No entanto, é um jogo intuitivo, gostoso e fácil de jogar. Ainda prefiro o primeiro game, mas pra quem curte o estilo, vale à pena.
Como se sabe, Assassins creed mirage volta um pouco às origens, aposta novamente no stealth, acaba com a progressão RPG do personagem, reduz o mapa, coisas para se fazer e o tempo de jogo. Os graficos são muito bons, mas acho q outros, como Origins e Valhalla, sao mais impressionantes. O som tb é legal, mas nada surpreendente. Trilha sonora, que é uma marca dos jogos assassins creed, definitivamente, não é grandiosa como as demais. Não da aquela emoção na hora do combate, da sincronização ou de descobertas. A ambientação tb não me agradou muito. Apesar de muito bem feita, Bagdad é monocromática, não traz o mistério e a obscuridade de outras ambientações, como a Europa medieval ou Egito antigo. Não ha variação de ambiente/lugares, paises. Jogabilidade é boa, real, mas possui alguns problemas: o parkour as vezes é travado, inteligência artificial dos inimigos é ruim, combate tb é meio truncado e a interação com ambiente, como caça à animais, não existe mais. O jogo tem muito menos coisas para se fazer, colocar, montar, criar, procurar, etc. Por fim, o protagonista não possui tanto carisma. É meio sem graça, esquisito. Poderia ter sido melhor construído ja que veio do Valhalla. Enfim, assassins creed miragem não é ruim, mas é apenas ok. É um jogo q, por diversos motivos, não tem brilho. Não espere uma grande e imersiva aventura desta vez. Por isso, acho q vale à pena apenas pelo preço certo.
Remake do clássico jogo de Mega Drive de 1991. Bons gráficos, trilha sonora sensacional, boa jogabilidade e imersão nostálgica. É legal, gostoso de jogar pra passar o tempo e lembrar os velhos tempos, mas acho que tem mais sentido para aqueles que jogaram o original. É uma volta ao passado, um jogo nostálgico, q veio para agradar seus fans.
Vc ja deve ter ouvido falar q Death Stranding não é um jogo para qualquer um. É realmente não é. Esperei 5 anos para compra-lo em uma promoção da PStore e, finalmente, lhe dar uma chance. Surpreendentemente, valeu cada centavo. O que vc precisa saber é que é um jogo voltado e dependente da lore. A historia, o enredo e suas entrelinhas são o coração do jogo. Ha muitas e longas cutscenes, especialmente nas primeiras horas do jogo, o q, de fato, o pode tornar monótono. Mas é necessário assistir. Saiba disso antes de jogar. No entanto, a partir do 2 capitulo, o jogo se desenvolve. Não é um jogo de tiro, porrada e bomba, apesar de haver combate, sendo os confrontos com os “mulas” bem legais. O mesmo ocorre com as EPs (“fantasmas”). Mas o jogo é sobre conexão, união, solidão, reflexão, vida e morte, amor e redenção. Tudo em um mundo pós apocalíptico, onde os planos dos vivos e mortos se misturam, e vc precisa ligar uma humanidade destruída e abandonada. Faça a escolha das rotas, se prepare bem com equipamentos, veículos, roupas, armas, calcule a carga e parta em sua jornada. Os caminhos são longos e cansativos, mas alcançar seu objetivo com as cargas intactas é recompensador. No trajeto vc vai enfrentar terrenos difíceis, neve, agua, lama, tempestades, chuva ácida, etc. Tudo o que for para dificultar seu objetivo. A medida q vc vai alcançando novas áreas, novas armas, roupas, equipamentos e customizáveis são liberados. E detalhe importante, ao longo da sua jornada, outros jogadores vao te ajudando, em uma especie de co-op integral. Vc nunca esta sozinho. Realmente Death Stranding é um jogo diferente, diferente de tudo que ja tinha jogado. E isso que é o legal. Graficos absurdos. É um filme com uma trilha sonora insana. Daquelas que vc baixa pra escutar no Spotify. No entanto, a jogabilidade, em determinados momentos, pode ser meio travada, especialmente nos combates. Com o tempo, vc se apaixona, se vicia…maaaas, como ja dito, não é um jogo para qualquer um. Tem que ter tempo, paciência, saber aproveitar a historia, curtir a viagem, as musicas e entender seu propósito. Eu dei uma chance e valeu muito à pena.
Havia jogado um pouco do jogo antes, no lançamento, mas abandonei, pois era injogavel. Completei o jogo todo agora, após a liberação do patch 2.0 e da expansão, no Ps5. Nao ha comparação. Gráficos, mecanica, jogabilidade, correção de bugs…tudo foi melhorado. Ainda não esta perfeito, mas melhorou absurdamente. O que ainda deixa a desejar é a inteligência artificial dos inimigos, policia, NPCs em geral…é sofrido. O padrão é repetitivo e previsível. Da a impressão que os consumíveis, as armas q se usa ou os implantes não fazem a diferença. Por outro lado, a historia é o ponto forte. Trilha sonora tb é memorável, assim como a ambientação na viva night city. Não é um RDR2, mas o jogo hoje está decente e da pra jogar. Não é uma obra prima, mas está bom e divertido.
É um simulador de guerra tático extremamente realista. Esqueça o que vc viu em COD ou BF. HLL é um simulador de batalhas da II Guerra, cadenciado, extremamente difícil, de pegada mais lenta, onde não da pra rushar. Sim, se vc rushar, vc morre. Alias, apenas 1 tiro mata. Vc escolhe uma classe, dentre umas das quase 10 existentes no jogo: atirador, medico, suporte, recon, tanque, avistador, general, comandante, artilharia e etc. As munições, curativos, granadas, absolutamente tudo é limitado. Nao tem colete, injeção de adrenalina, nada que não existisse à época. As batalhas sao épicas, em mapas monstruosos de 50x50. Os graficos sao impressionantes, um dos melhores q ja vi; o som, uma obra prima. O som das armas, balas tracejando, tiros, gritos, explosões, aviões…espetaculares. Parecem terem sido gravados em campo. A jogabilidade é cadenciada, lenta, impactante, o que da o tom de veracidade. Vc tem q acompanhar e se esgueirar com sua equipe pelas vilas da França ou campos da Alemanha com extremo cuidado, pois vc morre com apenas um tiro e nem fica sabendo de onde veio. No entanto, a jogabilidade é meio travada, uma vez q vc fica preso em troncos, pedras, alem de não conseguir pular bem cercas e obstáculos. Ate agora, salvo engano, sao 9 mapas, bem diferentes, gigantescos e diversificados. Ha um sistema de progressão de personagem, onde vc desbloqueia novas armas, skins e cosméticos. Enfim, HLL é um simulador de guerra estratégica, onde vc tem q jogar em equipe, planejar e ter paciência. Muuuita paciência. As partidas duram ate 1h e 30 min. Nada de correria ou muitos kills. Pelo contrário. É a maior imersão q vc pode ter em um jogo de guerra. É uma nova proposta, muito menos comercial e muito mais tática/realista. Exatamente por isso, é um jogo maduro, que pode não agradar todo mundo, especialmente os mais ansiosos e que buscam apenas kills.
Jogo Diablo desde o primeiro jogo, desde 1996. Sou um fã inveterado da franquia e acompanho de perto sua evolução, tendo jogado todos os jogos e suas DLCs. Sobre Diablo 4, aqui vão minhas considerações: a historia, o enredo, está legal, muito bem trabalhado, profundo e surpreendente. Apesar de preferir a lore dos Diablos 1 e 2, a história está phoda. Os gráficos estão sensacionais. A Blizzard abandonou aquela pegada cartunesca e colorida de Diablo 3 e retornou ao estilo sombrio, macabro, violento e escuro de Diablo 2. Mesmo sendo a visao na tradicional e distante câmera isométrica, o jogo está repleto de detalhes, as luzes e sombras muito bem construídas, os personagens e monstros com movimentos fluidos e naturais…realmente a parte gráfica está sensacional. Ainda acho que poderia ser um pouco mais dark e depressivo em alguns momentos, mas a Blizzard recriou santuário como dever ser: um mundo dominado pelo mal, assolado pela dor, pelas trevas e em desespero. A trilha sonora, bem como os sons do jogo, tb estão excepcionais. Impecável. A musica esta sombria e condizente com a lore. Em algumas partes do jogo escutamos ate mesmo musicas de Diablo 1, o q traz aquela nostalgia. Os sons dos demônios, das armas, dos poderes, tudo esta muito claro e bem construído. A jogabilidade está praticamente perfeita. Podemos escolher 5 classes de personages, cada uma com suas habilidade o que torna o jogo realmente diferente ao se utilizar cada uma delas. Percebi que a classe e build utilizada realmente fazem diferença na gameplay, devendo o jogador traçar uma boa estrategia, nao podendo, simplesmente, sair apertando de qualquer forma os botões. Caso contrario, terá dificuldades. Tudo deve ser pensado, as habilidades escolhidas devem ser conjugadas, as armas adaptadas e aprimoradas, assim como sua armadura. O jogo esta mais técnico e menos arcade como Diablo 3. Esse ponto é positivo, pois te instiga a criar novos personagens para testar outras classes com suas habilidades, as quais sao desbloqueadas com a evolução do guerreiro. Diablo 4 é gigantesco, possui centenas de missões secundarias, dangeons, fortalezas e ambientes, q devem ser descobertos e conquistados, o q lhe dará novos poderes, armas e equipamentos. É um jogo q, sem duvida, lhe garante centenas de horas de gameplay, especialmente após terminar a campanha principal. O end game, as vezes, é ate melhor que a campanha principal, pois novos modos de jogos são liberados, dificuldades, missões, itens, dangeons, etc. Ha ainda muito o que se fazer e o jogo nunca acaba, especialmente se considerarmos as temporadas lançadas periodicamente pela Blizzard e seus passes de batalha, onde vc cria um personagem novo e o evolui para ganhar cosméticos e outros itens. Se vc gosta de um jogo longo com milhares de coisas para fazer, é uma aposta certa. A dificuldade inicial é ok, equilibrada…lembrando que novas dificuldades podem ser desbloqueadas, principalmente após se finalizar a campanha principal. Acho que o ponto negativo vai para a repetição da gameplay. Como todo RPG de ação, vc avança na historia, faz missões, mata monstros e evolui seu personagem. No entanto, Diablo 4 é tao gigante que, as vezes, isso pode se tornar repetitivo e cansativo. O volume e a frequência do combate o tornam repetitivo, maçante. Da mesma forma, a repetição das missões secundarias te deixam com certa preguiça, ate porque as recompensas não sao boas. Mas isso é uma percepção pessoal, que não estraga o jogo. Enfim, acho q a Blizzard evoluiu bastante em relação a Diablo 3, trazendo de volta a sobriedade e terror necessários. No entanto, não chegou a inovar muito, de forma q encontramos a mesma receita de sempre de gameplay de Diablo. O jogo está excelente e pra quem quer uma experiência longa, sombria, com uma história profunda e muuuuito conteúdo, Diablo 4 é uma aposta certa. Vai te garantir centenas de horas de bom gameplay com toda certeza.