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  • Sonic, Tails e Knuckles estão vivendo a pacata rotina de sempre, até que o Dr. Robotnik decide mais uma vez atrapalhar a tranquilidade de todos no intuito de dominar o mundo. Dessa vez ele rouba uma pedra que domina o espaço e tempo, mandando seus inimigos para longe, mas será que só isso é suficiente para se livrar de Sonic e seus amigos e efetuar seus planos do mal? Depois de longos anos de espera, Sonic Mania chegou para saciar a vontade dos fãs da franquia, trazendo um jogo de pura nostalgia, com algumas das melhores fases dos games antigos, tudo com o estilo dos jogos da geração 16 bits. Aqui temos três personagens jogáveis com quatro estilos de jogo, sendo eles: Sonic e Tails juntos, mas nesse modo apenas Sonic é jogavel, sendo que Tails fica correndo ao lado e por sorte não é tão inútil quanto parece, caso ataque algum inimigo ou até os chefes, também tira dano, ocorre o mesmo com os anéis. Faltou só um botão de troca para jogar tanto com Sonic ou Tails no mesmo modo. Knuckles também está no jogo e é um dos mais divertidos de jogar, com ele é possível escalar as paredes e planar pelos ares, mas se quer voar mesmo, escolha o próximo personagem que será citado. Tails, ao contrário do primeiro modo, aqui Sonic não está junto, mas calma, esse danado amarelo também tem alguma habilidade, depois que pular se apertar o pulo novamente, a calda começa a girar e Tails voa. Caso não queira nenhuma dessas habilidades, tem também o modo apenas com o Sonic, este considero o mais difícil, mas é perfeito para quem busca desafios maiores ou reviver os jogos apenas com ele. Quem conhece Sonic, sabe o quão veloz e difíceis são seus jogos, neste não é diferente, principalmente pelo número gigante de fases. São 12 "mundos" com 2 atos em cada um deles, no total são 24 estágios. Agora apenas imagine zerar sem perder nenhuma vida, ou até mesmo sem nenhum "continue", afinal os jogos antigos se perder todas as vidas, retorna para o início do jogo. Mas pode ficar relaxado, aqui existe o Game Over sim, mas por sorte é possível retornar do mundo onde perdeu. No decorrer do jogo, vai se deparar com vários anéis dourados espalhados por todos os cantos das fases, eles nada mais são que a Energia do personagem. Isto é, se tiver sem nenhum e tocar em algum inimigo vai morrer na hora, mas se possuir 1 ou mais vai sobreviver, mas vai perder todos que possuía, literalmente ver todos voando para longe. Apenas imagine ter 99 anéis, faltando apenas 1 para conquistar aquela sofrida Vida, tocar em alguém e ver tudo indo pelos ares, é muito frustrante. Gostaria de destacar uma luta contra o Robotnik que ao invés de sair na porrada um contra o outro, os dois tem um enorme duelo no estilo Tetris, isso mesmo, aquele jogo maravilhoso que é preciso juntar 4 peças da mesma cor, fazendo isso faz com que caia bolas pretas no lado do inimigo para atrapalhar, então seja rápido e boa sorte. Outro detalhe que sempre deixa a todos que jogam muito aflitos, são as fases com água, nelas para quem não conhece, o personagem não consegue respirar embaixo d'água, apenas por algum tempo, nisso quando esta de boa jogando e faltam 5 segundos, começa uma música que mesmo estando próximo da bolha que restaura o ar, bate uma aflição enorme. Se quer proteção além dos anéis dourados, também existe o que chamo de "televisões" com alguns poderes, como a de fogo que ao pular é possível dar um Dash que faz até alguma coisas no cenário pegar fogo. Uma Bolha de ar, essa é perfeita para fases na água já que deixa o personagens respirar tranquilo sem aquela correria toda. Uma Bolha de choque que puxa todos os anéis dourados como um Imã, a melhore de todas que contém uma Vida e a mais terrível com o Robotnik, está faz com que perca todas as moedas, cuidado com ela. Como as fases de Sonic Mania são gigantes, todas elas possuem Checkpoints, mas não só isso, em cada um deles é bom ficar atento, pode aparecer um bônus stage, então cuidado para não sair correndo feito louco e passar direto. Este Bônus possui um visual em 3D. Aqui é preciso pegar todas as bolas azuis para conquistar a moeda de prata ou pegar junto os aneis dourados e conquistar a moeda de ouro, com elas pode ganhar Extras no Menu Mode. Para pegar as 7 esmeraldas coloridas, basta procurar pelos bônus escondidos pelas fases, eles estão em forma de Anéis gigantes. Aqui basta perseguir um OVNI pra pegar a esmeralda, mas Sonic não está veloz o suficiente, é preciso pegar as bolas azuis para aumentar a velocidade, mas tome cuidado tem tempo para isso, para aumentar um pouco o tempo só pegar os anéis (Sonic vive de anéis), além disso tome cuidado com os buracos. A trilha sonora está fantástica, várias ótimas músicas dos jogos antigos estão aqui (Green Hill Zone) e outras novas também. Os efeitos dos inimigos morrendo permanecem no estilo 16 Bits, com sons simples e que não deixam de trazer nostalgia. A história já era de se esperar que não fosse o grande foco do jogo, mas é um ponto a parte já que com ótimas músicas, jogabilidade variada entre os personagens e gráficos no estilo 16 Bits, Sonic Mania está muito bonito e é a prova de que jogos neste estilo ainda funcionam mesmo nos dias de hoje. Recomendo.


  • Naruto Powerful Shippuden está bem diferente dos jogos mais conhecidos da franquia, tanto em questão gráfica, estilo da arte dos personagens e até mesmo as lutas que podem parecer empolgantes a princípio, mas acaba sendo muito repetitivo depois de um tempo. O jogo possui gráficos no estilo do anime Rock Lee SD, todos os personagens são minúsculos, estão parecendo os bonecos Amibo da Nintendo, igual a animação. O 3D do jogo não é muito perceptivo, nem nas conversas entre os personagens e muito menos nas lutas. No início da campanha é necessário escolher entre Naruto e Rock Lee, cada um com uma jornada diferente, assim como a saga Shippuden. Mas calma, não é necessário fazer 2 "Saves", no decorrer do jogo é preciso trocar entre um e outro e coletar chaves em fases específicas para prosseguir na história. O problema é que não é apenas de lutas que vive esse jogo, existem outros modos como sobrevivência (sem nem ao menos atacar), fazer uma quantia certa de Hits, ir de um ponto a outro, derrotar um número certo de inimigos, destruir balões, esse último é horrível, só pra perder tempo mesmo. O jogo poderia ter só lutas e com certeza seria bem melhor, algo que acontece quando termina a Campanha de cada um, são liberadas várias fases onde é só sair na porrada contra todos os personagens do jogo. Ao contrário de muitos jogos de luta, esse possui o sistema de XP e Level, algo bem diferente já que é possível inserir a experiência obtida, retirar e upar em outra opção como as armas, suportes, ataques, defesas e entre outros. Alguns golpes específicos só é possível ganhar no decorrer do modo carreira e caso queira terminar o jogo sem nem usar eles, algumas fases é obrigatório estar equipado com certos golpes. Os Suportes são nada mais que os personagens já conhecidos do universo Naruto, como Sakura, Kakashi, Gaara e entre outros. É possível equipar até 3 suportes em cada luta, eles podem tanto ajudar a recuperar HP, paralizar ou envenenar e atacar os inimigos. A trilha sonora não é lá essas coisas, em algumas fases fica repetitivo demais, até trazem nostalgia pros fãs do anime, mas nada além disso, poderia ser muito melhor no 3DS, mas é o que se pode esperar de um Spin-off da série. O jogo é uma boa como passa-tempo para quem é fã do anime ou já assistiu Rock Lee SD, não é o tipo de jogo que chama a grande massa. Algo que pode levar a jogar é a comédia. As piadas são dentro do Universo Naruto e tenta trazer algo alegre em meio a tanto desastre na vida dos Ninjas de Konoha.


  • Com uma jogabilidade utilizando o touch do celular, Monument Valley surpreende com formas geométricas e ilusão de ótica com o intuito de levar a princesa Ida de um ponto a outro de um jeito diferente, esteja preparado para esquecer as leis da física. A campanha principal, com o nome de "Em Busca por Perdão", possui 8 fases, cada uma delas com estágios próprios não muito longos, mas com puzzles que podem te prender por um tempo, mesmo a forma correta de passar estando bem diante dos seus olhos. A história em si é simples, mas não muito explicada, o jogo possui poucos diálogos e mais gravuras nas paredes das fases tentando mostrar o que está acontecendo e porque a princesa Ida precisa de perdão. Também é possível jogar uma fase extra chamada "Ida's Dream, uma aventura solitária", onde Ida passa por 5 estágios e encontra um velho amigo da campanha principal. Caso a vontade de jogar ainda esteja no auge, apenas compre a DLC "Forgotten Shores", que como o próprio jogo diz, libera oito novos capítulos mágicos. Essa DLC considero mais difícil do que as fases originais, os Puzzles estão ainda mais complexos, uma pena a história não acrescentar muita coisa, mas ainda sim não vai se arrepender. A trilha sonora é bem relaxante quando se joga com fones de ouvido, trás uma sintonia com o jogo sem igual. Quando é feito os movimentos possiveis com as formas geométricas, ouve-se um tom de piano que em alguns estágios trás um toque a mais para a música, assim melhorando ainda mais a trilha sonora. Uma opção interessante que o jogo disponibiliza é o modo foto, que com os monumentos bonitos e coloridos que o jogo possui, as fotografias ficam ótimas como papel de parede do celular. Em algumas fases ao dar Zoom é possível ver o jogo mais pixelado, prejudicando o print Monument Valley se destaca no meio de tantos jogos Pay to Win nas lojas Play Store e Apple Store, merecia ser jogado em 2014 quando foi lançado e hoje, anos depois ainda vale muito a pena jogar.

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