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  • Picture of Writter_Gab Writter_Gab
    on
    PS2
    3 months ago

    Sonic Riders é um jogo que pode parecer, de certa forma, uma contradição no seu conceito principal: colocar o ouriço mais rápido do mundo encima de um veículo voador e fazê-lo competir com seus amigos e outros personagens em um torneio de corrida, organizado por ninguém menos do que o Dr. Eggman. Porém, se deixarmos o plot inicial de lado, com todas as suas aparentes contradições e obviedades simples, este aqui é um jogo de corrida não muito complicado ou complexo, mas que conta com uma certa identidade própria (por incrível que possa parecer). Avaliando conforme os critérios do presente site, e começando pela ambientação, Sonic Riders é um jogo de corrida em 3D, com gráficos que lembram uma conversão bem primitiva de cel-shading com texturas básicas de desenho animado por CGI. O motor gráfico não é muito refinado em sua riqueza de detalhes, mas o seu desempenho e estabilidade nos FPS no PS2 não deixam a desejar. Na jogabilidade, os comandos são simples: o analógico esquerdo serve tanto para acelerar (indo pra cima/frente), dar ré a pé (para trás/baixo) e para os lados. O botão Bola serve para usar o Turbo, que queima rapidamente a barra de combustível à direita da tela, e ela aumenta de tamanho com os anéis coletados: 100 anéis para cada nível de poder. Detalhe: o nitro deixa um rastro de ar que pode ser usado pelos outros corredores para ganharem velocidade, fazerem manobras e até recuperar o combustível. Já o X serve para pular, e se o jogador segurá-lo até a borda de uma rampa, e soltar na hora certa, ele dá impulso para ir muito mais alto e longe. No ar, o personagem pode ser movido em todas as direções e desempenhar diferentes manobras (mais ou menos no estilo Tony Hawk). Dependendo da forma como o personagem cair no chão, receberá uma pontuação por sua manobra (que varia, do pior ao melhor, entre C, B, A, S, SS, K). Só que o curioso é que o jogo nunca te ensinará nada disso. Vc terá que testar os controles e se adaptar por si mesmo. O mesmo vale para os três tipos de personagem: Speed, Fly e Power (Velocidade, Voo e Força, respectivamente). Os do tipo Speed podem usar trilhos pela pista, que encurtam o caminho e recarregam o combustível. Os Fly, por sua vez, podem se aproveitar de rampas amarelas especiais, que os colocam no caminho de aros no ar, que os impulsionam com o vento (e o jogador deve mover o analógico esquerdo pra cima e para baixo, no ritmo certo pra ir mais longe nesse atalho). Os do Tipo Power são os que tem a maior vantagem com os obstáculos físicos na pista, pois podem passar por eles sem ser atrasados, mas destruindo-os automaticamente e ganhando mais combustível. O áudio cumpre bem os padrões da época no PS2, com destaques para a trilha sonora do jogo, que é bastante memorável, apesar de simples. Destaques negativos ficam para os efeitos sonoros nas corridas e nas atuações de voz dos personagens, que beiram o bizarro em algumas cenas. Por fim, Sonic Riders possui uma pequena história, cujo plot inicial já foi mencionado, e é contada em dois capítulos, da perspectiva de Sonic e seus amigos primeiro, e depois, da perspectiva de Jet e os novos personagens que serão rivais do Time Sonic na narrativa. Deve levar cerca de 3-5 horas para ser definitivamente zerada. Por fim, no quesito Diversão, Sonic Riders é um título que não deve decepcionar muito os fãs casuais do ouriço, ou de jogos de corrida mais simplistas, porém, é bom destacar que esse jogo foi desenvolvido em sua época para o público infantil, predominantemente, e isso pode justificar a forma como a equipe de desenvolvimento se atentou aos detalhes. Sua jogabilidade é moderadamente complexa no início, mas se facilita rapidamente, as fases progridem em dificuldade de maneira satisfatória (prepare-se pra algumas horas tentando passar o Castelo Babylon), e a história é simples. Um título casual com um fator replay não muito alto, mas, nessas horas, a nostalgia deve ajudar um pouco...

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